INSS antecipa benefícios para moradores afetados por tornado no Paraná
Publicado em 10/11/2025
Pelo menos seis pessoas morreram e outras 750 ficaram feridas
Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) afetados pelo tornado que atingiu o Paraná na última sexta-feira (7) poderão solicitar a antecipação da renda mensal. A informação foi anunciada pelo Ministério da Previdência Social (MPS).
"O governo do Estado decretou situação de calamidade pública em razão da tragédia. Nesse contexto, o MPS e o INSS estão mobilizados para prestar apoio às pessoas que tiveram suas vidas profundamente afetadas", disse em nota.
O ministério também informou que equipes do INSS foram deslocadas para os locais atingidos, onde vão prestar esclarecimentos sobre como realizar o pedido.
De acordo com o último balanço do governo do Paraná, seis pessoas morreram. As vítimas foram sepultadas neste domingo (10). Outras 750 ficaram feridas. O estado decretou luto oficial de três dias.
Mais de mil moradores ficaram desalojados e abrigos emergenciais começaram a ser montados com o apoio de cidades próximas.
Além de Rio Bonito do Iguaçu, que teve 90% dos imóveis destruídos, também registraram os fenômenos Guarapuava e Turvo. O sistema já havia explicado que em Rio Bonito do Iguaçu o tornado foi formado dentro de uma supercélula, o tipo mais severo de tempestade.
Paraná foi atingido por três tornados
Na manhã desta segunda-feira (10), o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) confirmou que três tornados com ventos de até 330 km/h atingiram cidades da região central do estado. Ainda há outras suspeitas em análise.
Segundo o Simepar, as condições atmosféricas, com "grande aporte de calor e umidade, além da intensificação e mudança na direção dos ventos com a altura", criaram um ambiente favorável à formação de tempestades severas e tornados no Estado.
Por volta das 18h, uma tempestade supercelular atingiu Rio Bonito do Iguaçu, provocando danos significativos na área urbana. Foi um tornado de categoria F3 na escala Fujita, com ventos estimados entre 300 km/h e 330 km/h.
Na sequência, outras duas tempestades severas também geraram tornados. Uma foi em Guarapuava, especialmente na região do distrito de Entre Rios, classificada como F2, com ventos próximos de 250 km/h.
Outra aconteceu em Turvo, ao sul da área urbana central, também classificada como F2, com ventos ao redor de 200 km/h.
O cenário é descrito como de destruição quase completa. O governo do Paraná anunciou que mais de 30 equipamentos, entre escavadeiras, caminhões e tratores, estão sendo usados para desobstruir vias, remover destroços e reorganizar os espaços públicos.
Fonte: O Dia Online - 10/11/2025
Notícias
- 10/11/2025 Bolsa Família 2025: pagamentos começam nesta semana; veja calendário
- CNPJ alfanumérico promete reduzir burocracia e encargos
- Focus: Selic no fim de 2025 continua em 15,0%; para 2026, segue em 12,25%
- Hospital indenizará familiares de homem declarado por morto por engano
- Golpe com imóveis na planta engana mais de mil pessoas em SP
- Carro 0 km ou seminovo? Especialistas avaliam qual a melhor opção para o comprador
- DREX: Banco Central desiste da moeda digital brasileira, mas levará adiante infraestrutura
- Hospital pagará R$ 160 mil por declarar homem morto por engano
- DF terá que indenizar mãe e filha por parto com sequelas neurológicas
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)
