Indústria sofre maior contração em quase dois anos e meio em setembro, mostra PMI
Publicado em 01/10/2025
As condições operacionais do setor industrial brasileiro apresentaram a deterioração mais intensa em quase dois anos e meio em setembro diante da redução da demanda, mostrou nesta quarta-feira a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI).
O PMI para a indústria do Brasil, compilado pela S&P Global, caiu a 46,5 em setembro, de 47,7 em agosto, indo ainda mais abaixo da marca de 50 que separa crescimento de contração e atingindo o nível mais baixo em 29 meses.
Com esse resultado, o desempenho do setor no terceiro trimestre foi o mais fraco desde o segundo trimestre de 2023, ressaltou o levantamento.
Com a queda da demanda, as novas encomendas para os fabricantes brasileiros recuaram no ritmo mais rápido desde abril de 2023, assim como os volumes de produção, que tiveram a quinta queda mensal seguida.
As vendas internacionais também diminuíram, mas no ritmo mais lento desde maio. Os participantes da pesquisa relataram que as tarifas dos Estados Unidos adotadas em agosto provocaram cancelamentos, mas que isso foi compensado por uma demanda melhor da Argentina, Itália, México, Uruguai e Reino Unido.
Houve algum alívio em relação aos custos, já que os preços de insumos caíram em setembro pela primeira vez desde o final de 2023, permitindo alguns descontos nos preços cobrados em meio a tentativas de estimular as vendas.
Segundo os participantes da pesquisa, a depreciação do dólar e uma maior disponibilidade de insumos entre os fornecedores ajudaram a aliviar as pressões de custos.
Apesar da deterioração da atividade, os dados de setembro mostraram que os produtores brasileiros continuam otimistas em relação aos próximos 12 meses.
Foram citadas expectativas de melhora da demanda e de que um acordo tarifário favorável será alcançado com os EUA, além de perspectivas de investimentos em tecnologia e aquisições.
Isso teve um impacto positivo sobre os empregos, que tiveram leve aumento em setembro após contração moderada em agosto.
Fonte: InfoMoney - 01/10/2025
Notícias
- 01/10/2025 STF julga vínculo trabalhista entre motoristas e app em primeira sessão conduzida por Fachin
- Ministério da Saúde negocia com a OMS por antídoto contra intoxicação por metanol
- Pernambuco investiga três casos de intoxicação por metanol; duas pessoas morreram
- Câmara dos Deputados vota nesta quarta-feira proposta de ampliação da isenção do Imposto de Renda para R$ 5 mil
- Condomínio é condenado a indenizar moradora que teve imóvel atingido por infiltração
- PIX: bancos disponibilizam a partir desta quarta opção de autoatendimento para contestar fraudes
- Saiba quais alimentos podem ter redução de preços em setembro e veja dicas de como economizar no mercado
- Qual cadeirinha usar no carro? Veja como evitar erros fatais no transporte infantil
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)