Copom reforça Selic em 15% por ‘período prolongado’ e pede perseverança para reancorar expectativas
Publicado em 24/09/2025
Ata divulgada nesta terça-feira (23) aponta que, apesar da moderação da economia e da inflação mais favorável, projeções do mercado seguem acima da meta em todos os sentidos
O Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) indicou, em ata divulgada nesta terça-feira (23), que a taxa básica de juros (Selic) deve permanecer em 15% ao ano por um período “bastante prolongado”.
O colegiado avalia que a manutenção de juros elevados é necessária para reancorar as expectativas de inflação e garantir a convergência da taxa ao centro da meta de 3%. Na reunião da semana passada, o comitê manteve a Selic em 15% pela segunda vez consecutiva, o maior patamar desde 2006.
Segundo a ata, mesmo com sinais recentes de moderação da atividade econômica e inflação corrente mais favorável, as projeções do mercado ainda seguem acima da meta em todos os horizontes. Para 2025, o Boletim Focus projeta inflação de 4,83%, caindo para 3,70% em 2028. “O comitê avalia que a reancoragem das expectativas de inflação reduz os custos da desinflação e entende que tal processo exige perseverança, firmeza e serenidade”, afirmou o documento.
O Copom destacou que a economia brasileira dá sinais de desaceleração em linha com o esperado, com consumo e crédito em ritmo mais moderado. Apesar disso, núcleos de inflação — que captam tendências futuras — seguem acima do nível compatível com a meta, o que justifica a política monetária restritiva. No cenário externo, a redução de juros nos Estados Unidos trouxe algum alívio aos mercados, mas a autoridade monetária brasileira vê riscos persistentes, como o impacto de tarifas impostas por Washington e a situação fiscal de países desenvolvidos.
A ata reforça que o Banco Central não cogita cortes de juros no curto prazo e que, se necessário, poderá retomar o ciclo de alta. O documento também ressalta a necessidade de coordenação entre política fiscal e monetária para reduzir prêmios de risco e facilitar a convergência inflacionária. Analistas avaliaram que o tom duro do Copom reforça a ideia de estabilidade da Selic ao longo de 2025.
É possível que redução de juros só comece em janeiro de 2026, com a taxa podendo encerrar aquele ano em 12%. Enquanto o BC defende cautela e persistência no combate à inflação, o Ministério da Fazenda demonstra preocupação com os efeitos da política monetária restritiva sobre o crescimento e a arrecadação de impostos.
Fonte: Jovem Pan - 23/09/2025
Notícias
- 24/09/2025 Lula anuncia aporte de US$ 1 bilhão no Fundo de Florestas Tropicais para Sempre: ‘Brasil vai liderar pelo exemplo’
- Débito automático em conta: veja ponto a ponto o que muda para os consumidores
- Juízes recebem 42,2 vezes mais que a renda média da população fluminense, aponta estudo
- Taxa de turismo no Brasil: o que é e como funcionam as leis
- Existem frutas que não podem ser guardadas juntas? Veja dicas para evitar desperdício
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)