Vendas no varejo caem 0,3% em julho, mas acumulam alta no ano, aponta IBGE
Publicado em 12/09/2025

Atual ciclo de juros elevados tem reduzido o fôlego das compras a prazo; setor acumula quatro quedas seguidas no mês a mês, mas mantém crescimento em relação a 2024 e no acumulado do ano
O volume de vendas do comércio varejista brasileiro recuou 0,3% em julho em relação a junho, na série com ajuste sazonal, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (11) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Foi o quarto resultado negativo consecutivo. Apesar da queda, o setor ainda mostra crescimento em bases mais longas. Na comparação com julho de 2024, as vendas subiram 1%, quarta alta seguida nessa comparação. No acumulado do ano, o avanço é de 1,7%, e em 12 meses, de 2,5%. O resultado mensal veio em linha com a mediana das estimativas do mercado, que variavam de retração de 0,8% a alta de 0,5%.
Quatro das oito atividades pesquisadas tiveram crescimento em julho frente a junho. O destaque positivo foi o segmento de móveis e eletrodomésticos, que avançou 1,5%. Também houve alta em combustíveis e lubrificantes (0,7%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,6%) e livros, jornais, revistas e papelaria (1%).
Entre as quedas, pesaram sobretudo tecidos, vestuário e calçados (-2,9%), além de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-3,1%). O grupo de hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, de maior peso no índice, recuou 0,3%. No chamado varejo ampliado, que inclui veículos, motos, peças, material de construção e atacado alimentício, houve alta em julho. O setor de veículos cresceu 1,8% e o de material de construção, 0,4%.
Na comparação com julho de 2024, seis dos oito segmentos apresentaram avanço, com destaque para móveis e eletrodomésticos (3,2%), artigos farmacêuticos (3,8%) e livros e papelaria (3,4%). Entre as quedas, chamaram atenção os recuos de equipamentos de informática e comunicação (-4,7%) e tecidos, vestuário e calçados (-1,5%).
O comércio varejista é considerado um termômetro da atividade econômica e tende a refletir os efeitos da política monetária. O atual ciclo de juros elevados tem reduzido o fôlego das compras a prazo, o que explica parte do enfraquecimento do setor nos últimos meses. Economistas avaliam que a desaceleração das vendas pode se refletir no ritmo de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e, em um horizonte mais longo, no mercado de trabalho, com possíveis impactos sobre a taxa de desemprego.
Fonte: Jovem Pan - 11/09/2025
Notícias
- 12/09/2025 Alvo da PF em caso do INSS, advogado ficou famoso por ostentar luxo na web
- Cuidado com o ‘golpe do exame’
- Fazenda reduz estimativas para PIB e inflação em 2025
- STF forma maioria a favor da aplicação da Selic para correção de dívidas civis
- Ministro do Desenvolvimento Agrário diz acreditar que tarifas dos EUA para carnes, frutas e café serão as próximas a cair
- Programa oferece bolsas de estudos para alunos de baixa renda e de escola pública
- Safra 2025 alcançará recorde de 341 milhões de toneladas e será 16,6% maior que a de 2024, diz IBGE
- Gastos do ´home care´ podem ser deduzidos no Imposto de Renda
- Restaurante deve indenizar clientes que tiveram bens furtados de veículo em estacionamento
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)