INSS suspende contrato com Agibank após denúncias de bloqueio de atendimento e retenção de valores
Publicado em 12/08/2025
Segundo o INSS, a decisão foi tomada após a identificação de práticas consideradas "graves violações contratuais", que comprometem o acesso dos segurados aos serviços do Instituto.
O INSS diz que recebeu denúncias de que o app do banco, ao ser instalado no celular do beneficiário, interceptava e redirecionava chamadas feitas à Central 135 — o principal canal oficial de atendimento do Instituto. Com isso, os usuários eram impedidos de obter informações sobre seus benefícios, registrar reclamações ou solicitar ressarcimento de descontos indevidos.
Ainda de acordo com o instituto, há relatos de que o banco teria recusado, sem justificativa, pedidos de portabilidade de benefícios e retido valores de forma indevida. Outra prática irregular foi a convocação de beneficiários para comparecer a lojas do Agibank, sob o pretexto de tratar de descontos de entidades associativas e “receber seu dinheiro de volta”.
Para o INSS, essas condutas representam infrações gravíssimas, pois violam a confiança dos segurados e interferem diretamente na relação entre o cidadão e o Estado.
“O INSS reforça que nenhuma instituição financeira está autorizada a atuar como intermediária ou portal de entrada para os canais oficiais de atendimento do Instituto”, reforçou o órgão em nota.
Apesar da suspensão do contrato, o INSS esclarece que os beneficiários que recebem seus pagamentos pelo Agibank não precisam tomar nenhuma providência imediata. Os depósitos continuarão sendo feitos normalmente.
Já quem teve o pedido de portabilidade recusado deve procurar a Ouvidoria do INSS.
Fonte: G1 - 12/08/2025
Notícias
- 18/08/2025 Cresce o número de vítimas do golpe da falsa renegociação de dívidas
- Desemprego recua em 18 estados no segundo trimestre, aponta IBGE
- IPCA: o que é e quais são os impactos na economia brasileira
- Boletim Focus: mercado reduz projeção de inflação e mantém do PIB para 2025
- Preços devem estar visíveis na vitrine, mas regra ainda é descumprida
- Ao menos R$ 387 bi podem ficar fora da meta com plano de contingência contra tarifaço
- Inflação em julho apresenta estabilidade para famílias com renda de até R$ 22 mil
- Caixa começa a pagar Bolsa Família de agosto
- Governo federal anuncia pacote nesta quarta para reduzir impacto de tarifa dos EUA sobre exportações
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)